domingo, 25 de maio de 2008

Mito de Rousseau


Rousseau, indubitavelmente um dos maiores pensadores do sec. 18, acreditava numa máxima que não se limitou a edificar toda a sua obra literária. Transbordou seculos, inspirou filosofos, politicos, e escritores. Marx, Tolstoi, Dostoievski, entre outros beberam do seu génio para criar as suas teorias e divagações. Dizia ele "o ser humano nasce bom, mas é a sociedade que o corrompe". Rousseau, acreditava que tu, eu, todos nós, nascemos bons e inocentes. E que o eventual contacto com a sociedade corrompe-nos, no sentido em que passamos a ser forçados a compararmo-nos uns com os outros e eventualmente a competir uns com os outros. Essa competição segundo Rosseau, é uma ilusão, uma abominação da socieadade, que tinge e polui a nossa essência. A origem do mal humano, já que o ser humano que não esta a competir apenas faz mal ao outro por uma questão de sobrevivencia, não de ego, de ambição ou poder. esta competição egoista, Rosseau chamou "amour propre" (http://www.sparknotes.com/philosophy/inequality/terms/term_1.html) que acreditava ser mais devastadora em sociedades de consumo.

Hoje somos todos seres sociais e consumidores, e levando a teoria para a musica, o meu mundo favorito, há que fazer uma escolha: vamos fazer musica boa, genuína, musica que queremos fazer, ou vamos ser corruptos, fazer musica formatada, podre para agradar a terceiros e encher os bolsos.

Eu acredito que a musica e as artes são das poucas coisas que restam nesta sociedade de consumo que sejam um verdeiro meio de expressão de sentimentos, de comunicação de verdade.
Assim, contrariamente ao que o titulo desvenda, isto não se trata de um blog de Filosofia, mas um blog de MUSICA. Musica que persegue o "Mito de Rousseau". Boa, pura, incorruptivel. Mais próxima dos moldes que os Hiphoppers chamam de underground, ou que os musicos apelidaram de alternativa.

Aqui não vai haver barreiras nem restrições a estilos musicas ou a editoras. Mas vai-se fazer uma tentativa de dar relevância a quem merece, a quem revela criatividade e veia artista e não quem vende mais discos ou é mais famoso. Se é isso que procuram evitem passar por aqui. Neste blog só desfilam os mais iluminados, os mais sensiveis, os mais inteligentes e curiosos. Se só queres dançar e achas que musica se limita a essa diarreia que passa na radio e tv e que tudo o resto não presta, evita passar por aqui, porque para nós quem não presta és tu.

Finalmente, é curioso que, Rousseau não se via como um escritor, a escrita era um hobbie, a sua profissão era copiador de musica. Ele amava a musica, o puro, o não adulterado e incorruptivel.

Venham curtir musica cujo unico interesse não é vender unidades, musica boa, musica verdadeira...venham comigo encontrar o mito de rousseau...

Bem vindos...

Salvamarte