terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Movimento Hippie - "Verão do amor - 65 a 67"



A década de 60 é para mim uma das decadas mais bonitas do seculo 20, a poesia, musica e ideias que gerou são intemporais. O movimento Hippie tem um papel muito importante na explicação do desencadear de tanta magia e momentos de génio trancendentais.
Os anos 50 castraram liberdades, o mundo era frustrado e cabisbaixo, a guerra era mundial fazendo de palavras como prosperidade e tolerancia miragens. Com o final da segunda grande guerra, as reformas humanistas impulsionadas pelo socialismo por um lado e a economia a dar os primeiros passos empurrados pelos liberais por outro, fez com que as ideias abafadas pela opressão explodissem na maioria dos países ocidentais. O movimento hippie é um dos fenomenos mais extravagantes dessa explosão de ideias de libertidade e libertinagem, mesmo porque implodiu no panorama cultural americano. Isto aconteceu a meu ver, porque uma das grandes vantagens que os Estados Unidos têm em relação aos demais, e que a maior parte do mundo ainda não conseguiu ver, é um respeito profundo pela voz e ideias dos jovensm, sempre respeitaram muito isso. Podemos mesmo dizer que os 60s são os filhos libertinos dos autoritários anos 40 e 50.

Os hippies, movimento do "verão do amor 65-67" nas decadas mais doentes de sempre, influenciados pela geração beat dos anos 50, kerouac, allen gainsburg, eram transcendentalistas se me permitem adjectivar (passar a um estado elevado de consciencia a partir da êxtase) o que no fundo é apenas uma palavras mais verbosa para uma forma de hedonismo comunitário, afinal não tinham qualquer ideologia, retiraram-se da sociedade convencional porque acreditavam que nós temos é de ser felizes. Usavam bué de drogas, pq achavam que a vida não devia ser sobre acumulação material mas sobre celebração, excitação e apreciação das coisas simples, a partir de uma noção cientifica(tudo que habita neste planeta é composto das mesmas particulas) e espiritual (lsd e marijuana) que esta tudo ligado.

Conseguiram de forma practica viver msm esse sonho durante anos, sem dinheiro, ombreados por uma comunidade activa. Cada um fazia a sua parte, Medicos, poetas, cozinheiros, artistas, adolescentes desnorteados que nada sabiam para além de não quererem seguir a rota dos pais, activistas havia um leque humano categorizado que fatiava responsabilidades . Havia um grupo que tratava apenas da alimentação - os diggers, havia tbm o "oraculo" o jornal hippie com noticias da actualidade, a guerra do Vietname, instrucções alimentares, formas menos nocivas de "triparem" nos halucinogénicos assim como sugestões de literatura, estão entre os Hippies mais celebres que entretanto hoje são ONGs. Outra parte desse eco-subsistema utópico tratou de abrir uma clinica gratuita, que oferecia ajuda 24h para todos os hippies e quem quisesse, passou a haver um organismo vivo auto-suficiente, contra-cultura dentro da America, o pais mais meritocrático e individualista do mundo para cumulo das ironias. Também em frança mas não com o mesmo impacto e independência do Estado, eram pensadores comunistas e filosofos ideologicos.

Os Hippies não eram comunistas, nem anarquistas ou sequer ideológicos...não tinham um lider (É aí que falhamos ao eleger um lider, pq temos Pai e Mãe, somos ensinados depois a seguir para o resto da vida, não acredito mais nisso de Lider)

Os psicólogos dizem que todos nós passamos por um periodo de rebelião na nossa adolescência e que esse motim interno que sofremos é inevitavel, este movimento é para mim a celebração da inocência humana.


A beleza deste sistema é que não foi uma teoria, aconteceu e funcionou por um periodo significante de tempo e influenciou e influenciará a historia da humanidade para sempre, podemos aprender com todos os sistemas.

...Tentem apanhar o Hippie Heaven -

http://www.thevideobeat.com/store/music-documentaries/hippie-heaven-vol-1.html


Hendrix, Morrison, Jefferson Airplanes, Grateful Dead, Janis Joplin...para citar apenas alguns, a musica não seria a mesma sem eles e aqueles que influenciaram...



A grande Janis...mesmo antes de morrer de overdose...Uma das maiores vocalistas de sempre.

Salvamarte

Nenhum comentário: