domingo, 7 de junho de 2009
Brasil e a arte da comunicação: Luís Carlos Prates
Morei 3 anos no Brasil e pude nesse periodo testemunhar o profundo talento que eles têm para a comunicação. Esse talento transpira sobretudo na comunicação social. Não há paralelo em toda lusofonia, só se pode comparar esta eficácia, dramatismo jornalistico e até mesmo produções fictícias (quem nunca viu uma novela brasileira?) com os Estados Unidos, que inventaram a televisão e os tablóides como nós os conhecemos.
Desde aos reality Shows fast food(big brother, aquele outro em que convidam uma vagabunda a seduzir o marido/mulher) aos programas jornalisticos (Fanstástico etc...) ; revistas de publico alvo adolescente, tablóides triviais espécie caras, às produções fictícias: novelas, documentários e sitcoms a intensidade dramática, profissionalismo, entretenimento e impacto dramático é devastador.
Apresentadores estilo Dimingão do Faustão lol, radialistas, comentadores de futebol, artistas, são muitos deles gigantes da comunicação.
Hoje sabemos que devido aos estudos de Albert Mehrabian que: 55% da comunicação é não verbal, ou seja corporal, sendo a restante partilhada entre a fala e entoação/forma como se cospem as dicas.
Os Brasileiros, esterotípicamente, parece que tiraram um mestrado nessas àreas comunicativas: fala, gestos e entoação. Até nas lojas, cadeias alimentares e transnacionais sente-se isso (peço desculpa pela estereotipia mas esta noção é quase senso-comunal) e se tiver de ser alguma coisa, aconchega-se mais a um elogio do que qualquer outra coisa.
Eu sou bué fã desse dom.
O dificil é determinar o porquê e de onde vem esse toque de midas comunicativo.
O Brasil é um país que deambula entre o primeiro mundismo e o terceiro mundismo, sólido ali, entre uma coisa e outra. Já tiveram de tudo a nível governamental, totalitarismo, socialismo e continuam no braço de ferro típico dos países que têm bué de recursos: entre deixarem-se violar pelo G8 e respectivas ordens mundiais económicas (banco mundial/Fmi etc...) e desenvolverem as suas próprias empresas com o apoio do governo para competirem no mercado internacional. Eles chamam essa dica de protecionismo, que deriva da teoria da protecção endógena, que visa aliar o governo e os empresários num esforço conjunto para elevar o Brasil a outros patamares económicos e socias, isto com as suas próprias empresas e recursos, tendo como parceiros os outros colossos da America Latina(Merco-sul).
Em teoria com tanta cultura, recursos e potêncial turistico o Brasil deveria ser uma das maiores potências Mundiais. Mas é precisamente nesse departamento que o Brasil mergulha de cabeça no terceiro mundismo, as parcerias entre o estado e os empresários, as empresas nacionais que deveriam catapultar o Brasil para o cimo, os impostos, educação, instituições, tudo que é de cariz publico e até privado em grande escala é vitima de perversão política e corrupção. Mas uma corrupção tão troglodita, que envorgonha até a grande maioria dos países Africanos. Niggaz não sabem mesmo cooperar, organizarem-se e dividir, o que dá mesmo pena é que há tanto potêncial e na mesma medida tanta fome, negligência e desigualdade.
Daí o meu espanto no que toca ao génio em expressarem-se. A Lusofonia tá a anos luz desses manos, assim como a maioria dos Países que visitei. Sou fã de bué apresentadores, artistas, radialistas e jornalistas. Luís Carlos Prates é um Kota pelo qual conservo muito respeito, um entre muitos no Brasil que personifica a arte de comunicar, reparem nos gestos, na colocação de voz, nos maneirismos, parece que teve aulas de retórica na Grécia Antiga. Impressionante:
O Marcelo Rebelo de Sousa é foda, intelectual pesadíssimo, provavelmente mais dope em conhecimento e também mais dotado cognitivamente que Prates, mas duvido que possa competir com a eficácia comunicativa dele. Seria engraçado vê-los num debate. Estilo filme Frost/Nixon(Ron Howard 2008) com cobertura nacional e aparato mediático.
Deixo-vos também com o video do Homem a comentar sobre o sistema educativo Brasileiro e as Pós Graduações:
Implacável! sintam a intensidade, as acelerações, mudanças de entoação e os gestos. Este mano é MC!
e o Preservativo:
Mochileiro de chapéu virado! ;) - Se calhar moralista demais pro meu gosto apesar de concordar com tudo, mas não se trata do discurso, trata-se da forma como ele veicula a mensagem
Léxico: Brasil país de grandes comunicadores/arte da comunicação/Economia Brasleira/Luís Carlos Prates
Nas - Illmatic - faixa 7 pra vocês - One love
Salvamarte
--..--
Luis Carlos Prates, devia ser, Luis Carlos Parte. Mano é dope!
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