sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Drake featuring kanye west, lil'wayne, eminem - Forever

Esta musica tem girado a net criando katrinas e enchentes de controversia nos forums blogs e message boards. Muitos putos tem-me perguntado o que eu acho disto...


As questoes pertinentes que se levantaram foi:

A musica supostamente reune os "melhores mcs" da actualidade, quem cuspiu melhor?

Lil'wayne e o suposto "top rapper" da america do momento, como e que o devemos pesar na balanca em relacao aos seus predecessores?

Drake?

Forever, como musica?

Primeiro, Forever como musica ta gira, qualquer adjectivo que se paralele a classico ou epico e jogo de luz, fumo, e ventoinha pra fazer esvoacar o cabelo, quero dizer, ficcao, hype e exagero.
Conceptualmente, e uma musica falhada. Lebron James o Sao Sebastiao da NBA convidou Drake para fazer uma musica que falasse de Eternidade para por na soundtrack do seu filme que esta para sair. Drake usou a oportunidade para chamar os supostos melhores MCs da actualidade para cada um em 16 bars relatar porque, e o que e necessario pra se ser eterno. Nao muito diferente da musica "classic" ha uns anos atras patrocinada pela Nike, reunindo Krs, Nas, Rakim e Kanye:



Mas neste contexto, a musica falhou porque em vez de abordarem o tema como aquando do "Classic", limitaram-se a um espetaculo de ego trip, fazendo a musica funcionar apenas pelo sangue jorrado na arena de competicao. Forever e portanto, uma banal ego trip song que reune um combate entre a nova escola e a velha escola, a cuspir desta feita num beat que nao sendo sick e acima da media, sobretudo pelas variacoes pormenores e camadas, a mudanca dos drums ta dope.

Os unicos MCs de Elite, a meu ver, que e justo dizer-se estar entre os "melhores mc's da actualidade" sao o Eminem e o Drake. Eminem apesar de estar tematicamente cansado, redundante ainda nao vi ninguem supera-lo na abordagem ao instrumental, Shady e mesmo um eterno esfomeado.

Drake



Drake e uma especie de simbiose entre Andre 3000, jay-z e lil'wayne. E o rapper/Crooner, que mistura rap e r&b de uma forma dope. Nem e injusto dizer que e o melhor rapper/cantor a emergir do hiphop americano desde a lauryn e Andre 3000.

A diferenca entre niggaz como o k-os, will.iam, b.o.b. , kid cudi vs. Drake, e que os primeiros sao essencialmente musicos e cantores que rimam, nao sao mc's. Drake e um fenomeno contrario, por isso um fenomeno mais efemero e especial: um MC que canta. Gosto de pensar que Drake e K'naan sao os new comers sing song/rappers que mais MCs sao. Tenho carinho por ambos.

E um protegido do lil'wayne que e muito melhor que o Wayne, porque? Excelente voz, rima melhor que wayne, sinto que escreve melhor que wayne, comunica melhor que wayne, tem mais flow que wayne, canta e tem a capacidade de fazer melhores musicas que wayne. E o mais impressionante e a consistencia do mano. Tem apenas 2 mix-tapes, nao tem contrato editorial e e o rapper mais bem sucedido da america em 09, rookie do ano consensual e ate cuspiu no album do jigga. Acho que nunca se viu na historia do rap um mixtape rapper, sem editora, cuspir num album mainstream muito menos do Jigga.

drake tem 50 musicas, as 50 sao boas musicas e a maioria tem versos rebobinaveis. Tem limitacoes claro, sobretudo tematicas, e um ll cool j que faz pussy rap e grandes sons biograficos = emo rap reminiscente de um kanye west da velha guarda ou um Murs 3;16 e pouco mais.

E a meu ver o melhor rapper da nova escola no cenario mainstream americano, a par de k'naan, o mais recente imigrante Nova Iorquino, dai a coloca-lo no patamar da America. Drake pra concluir, tem uma dica muito especial, faz as musicas soarem effortless, parece facil, sao as unicas semelhancas que atribuo ao jigga.



Lil'wayne



Lil'wayne e um average rapper. E provavelmente o top mc mais debil e limitado da historia do rap. E um nigga que vendeu platina com uma musica a fazer uma metafora que compara uma mulher a um "chupa chupa" e um club hit "a milli" que depois de ter sido fatigado por todos os MCs do planeta veio a descobrir-se que o verso original foi o mais wack sugiro que oicam a versao do asher roth, copywrite, crooked i e centenas de outros rappers q o fizeram melhor que ele.
A mixtape supostamente classica do Lil'wayne e a "the drought 3" se compararmos com a serie do crooked i "hiphop weeklys" com a mixtape do joell ortiz deste ano, "covers the classics", com o trabalho do proprio Drake, e de outros new comers como cory gunz -

o lil'wayne e basico e limitado.

Se quisermos mesmo ver a coisa de outro prisma, Lil'wayne tematicamente raramente surpreende, o album the carter 3 e mediano e o nigga tem tipo 1000 musicas com apenas 15 versos rebobinaveis. Como e que um rapper com este tipo de track record pode ser aclamado de melhor da actualidade. Don't believe the hype.

Kanye west

Kanye e super competitivo, cresce todos os anos como rapper, e uma lenda pelos albums classicos que fez, e um artista fenomenal por um punhado de razoes, mas nao e um dope MC, e apenas um nice MC. Merece o hype, trabalha muito, mas comparando-o com um Apathy ou Papoose entre dezenas de exemplos que poderiam ser dados, Kanye nao e top MC.

Eminem


Volto a reiterar, esta cansado e as x ate soa mal em cima dos beats, mas e um mano que nao tem nada a provar, ta no hall of fame, mas que se nota que nao basta pra ele. Eminem sonha e esforca-se pra ser o G.O.A.T. (greatest of all time)
E dos rappers mais esfomeados, perfeccionistas que alguma vez vi. Caiu dps do Eminem show, nao e tao consistente como o jay-z por exemplo, mas enquanto o jigga tem consistencia nunca testemunhei genio no seu rap, contrariamente a Eminem que busca sempre a excelencia na rima, sempre a superacao mesmo quando falha, a fome dele e notoria. Foi o melhor no som e a razao e simples:

- Eminem e um acrobata, ele ja nem faz rimas silabicas,
cospe em esquemas multisilabicos

- Todos cuspiram muito bem e confesso que ate o Lil'wayne me impressionou,
fui injusto, lil'wayne passa a ter 16 grandes versos em 1000 musicas. lol e nenhum som classico. Mas o Em trouxe outra dica, bem mais elevacao que os demais.

- Abordagem ao beat do Em foi complexa todos os outros foram average com a excepcao do Drake

- Intensidade e drama...Ja sabemos que nesse departamento so o pac competia com o shady.

- Mano conseguiu no mesmo tempo que o outros rappers cuspir o dobro das palavras, e ainda ter impacto lirico. Impressionante, e deste tipo de motivacao que lendas sao feitas.

Por esssas razoes o Eminem foi o melhor. No que toca ao argumento de "melhores mcs" da actualidade, so vejo verdade parcial, 50%= Drake e Em sao mesmo mcs e acho pertinente coloca-los entre os melhores o resto e hype.



Salvamarte

Nenhum comentário: