segunda-feira, 7 de setembro de 2009

HOME




"HOME"
Realizado por: Yann Arthus-Bertrand


ha um documentario macabro q saiu ai, que toda gente tem de ver...e facilmente o melhor documentario ecologico que alguma x vi.
ta perfeito. Chama-se "HOME" podem cata-lo no utube, basta procurar "HOME".

Fala de toda a historia do planeta terra ate a nossa contemporaneidade, e de como nos ultimos 10,000 anos da historia da humanidade, conseguimos destruir o equilibrio "milagroso" da natureza terrestre que define a existencia como nos a conhecemos.

O planeta existe ha 4 bilhoes de anos, os humanos a apenas 200,000, e desde a descoberta das energias nao renovaveis que estamos a convidar o armagedao (situacao ideal pra envocar termos biblicos epicos)
a um hiper ritmo a partir da destruicao de tudo que o natureza nos deu e da nossa mitica resistencia a mudanca.

Fala minuciosamente sobre todas fontes de fadiga da nossa terra: agricultura compulsiva, industria, deflorestacao, transporte.
A falencia do modelo capitalista, com provas de que as discrepancias entre os ricos e os pobres dilata-se mais a cada grao de areia de cai na ampulheta. E essa mesma areia cai cada vez mais rapido, a medida que produzimos mais e cada vez mais rapido. cada vez mais e mais rapido.

Alguns factos:

A agua desalinada para construir metropoles em desertos do medio oriente, dubai e companhias que nao se tem renovado...
14 mil toneladas de agua sao utilizadas para dar origem a 1 kilo de carne, 1/4 dessa quantia pra hidratos de carbono.
Pq e q ha celulite e obesidade hoje e antigamente o fenomeno n estava banalizado? Pq e que a incidencia de cancro e muito mais comum? Por exemplo o celeiro de vegetais da Europa e em Espanha, que dps distribui os verdes por todos supermercados Europeus. Antes deixava-se o solo repousar e fazia-se a agrigultura de epoca, hoje nao ha tempo, somos hiperbole, somos a mais e em excesso e com comportamentos fatalmente excesivos, e so servimos pra servir interesses corporativos, somos todos sobretudo, consumidores, cercados pelo modelo do dinheiro, que se apresenta no que diz respeito a nossa sobrevivencia e do planeta, obsoleto, retrogado e inutil (muitos vao me chamar de radical, ate maluco, mas vejam o documentario e dps falem comigo).

Agora, em Espanha usam fertilizantes pra estimular a terra, para os verdes crescerem
o ano inteiro, os "agricultores" q colocam o fertilizante no solo, tem fatos amarelos anti corrosivos, luvas e capacetes. O que e q esses fertilizantes tem?
ninguem sabe...isto e apenas um dos poros pelo qual o HOME transpira,vai bem mais alem, detalhando e mostrando com uma camera periferica, angulos estadio de futebol, grua e guindaste, com uma fotografia estupenda e uma narrativa comunicativa, clara e pouco tecnica todos os sintomas, da nossa doente doente bola azul.

Temos cerca de 10/20 anos na melhor das hipoteses, de criar um novo modelo de vida. Os buracos ja se sentem no edredon da atmosfera,
veroes cada x mais quentes e milhares de especies animais em risco.
Das coisas mais interessantes, e que ao vermos o mundo de cima durante cerca de 1h17 min do percurso desta obra-prima, e o quao pertencentes a natureza nos somos, e como estamos todos ligados e interligados num equilibrio transcendente, mas vivemos num modelo que nos ensina sobretudo a competir, a perpetuarmos o individualismo, que nos diz que quem aufere mais e melhor, quando e tao tao evidente que ninguem e mais q ninguem, e que status quo e essa luta doentia pela posse, e so uma ilusao.
Outra beleza do HOME e que teve sobretudo uma preocupacao sobretudo narrativa, nao aponta dedos, n ha moralismos nem conspiracoes...deixo-vos com
as palavras inicias do narrador...vejam e decidam o que fazer.

Tolstoi perguntou-me no outro dia: se estamos destinados a ser individualistas porque e que quando nos masturbamos, imaginamos interaccao?
porque e que quando os aristocratas n partilham a riqueza que tem morrem miseraveis e tristes? sem excepcao.
porque e q as experiencias so tem graca partilhadas ou escritas?

o debate do self vs. sociedade vai ser sempre uma das mais bonitas e intrigantes questoes filosoficas, ha certamente argumentos muito solidos contra esta que e umas das frases mais humanistas de sempre, e que condensa quica, um saramago, um marx, um sartre naquilo que mais queriam expressar...A questao que se coloca agora, e se e possivel unirmo-nos pra fazer as mudancas que se requerem, num mundo em que o self se tornou fascista e olha para ideias comuns como sendo sonhos, ilusoes e quimeras. Esse estereotipo ja cansa, toda pessoa que pensa em escala global e excumungada de hippie, camponio, sonhador e lunatico. Pergunto-me o que e os individualistas acerrimos estao a pensar agora que o mundo tem claramente um encontro marcado com o fim:

"a unica funcao do ser humano e servi-se um ao outro"
Tolstoi.


2 bilhoes (parece me algo exagerado este numero) de pessoas ja viram...e so abdicar do telejornal, novela, big brother e companhia 1 noite...e quem sabe, n e o momento mais importante do ano pra voces...

trailer: http://www.youtube.com/watch?v=G8IozVfph7I

dica em ingles: http://www.youtube.com/watch?v=jqxENMKaeCU

dica em PT: http://www.youtube.com/watch?v=uf8Nt759-y0


salvamarte

Nenhum comentário: