sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O aviso final - Ambientalista James Lovelock!



James Lovelock é um ambientalista com uma teoria muito interessante sobre o ambiente – chama-se teoria Gaia. - O seu percurso é digno de um profeta, tendo previsto o aquecimento Global antes sequer de ter denominação em plena guerra fria. Dedicou a vida inteira a estudar e a teorizar o comportamento do planeta, e mesmo aos 90 anos...continua.


Bro já nos anos 70 começou a falar dos problemas que a Terra esta a enfrentar agora, cheias, aquecimento global, katrinas, tsunamis etc. Explicou tudo que está a acontecer feito Julio Verne a profetizar a chegada dos submarinos, mas como uma teoria académica ao invés de ficção cientifica. Claro que qd apresentou a tese viram-no como um conspiracionista catastrófico demente. Hoje é visto como um herói de dimensão profética, tem um livro acabado de escrever “The vanishing face of Gaia” não sei se foi ou se será editado em Português, mano tá com 90 ANOS! E tá aí lucido a dar entrevistas e a explicar de forma clara e minuciosa cada etapa da sua visão. Acho que sem idolatria, todos nós deviamos pelo menos ouvi-lo, senão pelo seu estatuto de ancião pela dedicação de uma vida à Terra e a humanidade.


Lovelock diz que usar lâmpadas de baixo consumo, emitir menos co2 e andar de bicicleta e os esforços todos que fazemos são futeis apesar de fazer vénia à re-educação da humanidade e à vontade que demonstra em reformar-se,elevar-se e transcender. Contudo, considera já ser tarde demais considerando a envergadura do problema. Portanto considera que mesmo a nivel colectivo já vamos tarde demais, a revolução na Terra é inevitável, “a unica coisa constante no mundo é a mudança”, especialmente quando forçada pelo comportamento suicida que temos nutrido que paralela com a nossa noção ilusória de progresso e avanço.


O Ambientalista Prevê cheias que inundarão as grandes metrópoles do mundo, aumento de temperaturas tão drásticos que a Europa vai-se assemelhar a Baghdad. Lovelock dá profunidade à sua tese, ao afirmar que o planeta vai sobreviver assim como a raça humana, mas a um preço muito elevado, com os sismos, cataclismos, cheias, furacões e potencialmente reconfiguração geográfica, pq gaia –a teoria do organismo vivo, vê o planeta como um ser vivo que vai-se reajustar visceralmente num exercio de sobrevivência.


A salvação já não passa por medidas individuais. Propõe medidas que especialistas reiteram e simultaneamente rejeitam, não estivessemos nós a falar de ciência. A ciência será eternamente dividida. A questão é que este homem já acertou uma vez, o que é que nos faz pensar que estará errado agora? Merece pelo seu percurso, ser levado muito a serio.


Sugestões de James Lovelock:


– Sugere de forma indirecta a reforma do dinheiro, que apesar de ter gerado muito progresso, esta a impossibilitar clarividência e funciona como um lobby estorvador daquilo que é necessário fazer para a manutenção da humanidade e civilização como a conhecemos.



- Defende a utilização de energia nuclear, na medida em que o tabu criado à volta da questão deriva de propaganda da guerra fria, usa o exemplo da Inglaterra que usa energia nuclear há 40 anos e que nunca ninguem morreu ou saiu lesado com a utilização da mesma.


- Mais que a energia nuclear apoia a fusão nuclear e que se esforços fossem alocados pelas “instituições” relevantes sem cinismo, seria uma monumental fonte de produção de energia.


- Afirma que o grande problema relativamente ao ambiente e a resistência à mudança nem são os factores comuns, aqueles que geralmente levam a guerra e às catastrofes da historia da humanidade – comunicação débil, ignorância, medo...tirando a principal – Ambição de uma minoria que detém o controlo e o poder de decisão não tem vontade de tomar as decisões necessárias para o bem colectivo. Toda a história da humanidade tem sido definida pela minoria dos que têm os meios de produção e a maioria à mercê da minoria, neste caso não é diferente senão na consequência final – vamos voltar à estaca 0 como as civilizações primitivas. Lovelock questiona se vamos conseguir salvaguardar o know-how e o legado da nossa história.


- Facto: Investimos mais dinheiro em “ringtones”(toques de telemóvel) do que em desenvolvimento em fusão nuclear, ou como absorver luz do sol.


- Lovelock diz que a redução de dióxido de carbono passa por criar rotinas de transformar o nosso lixo em carvão e que a ideia de enfiar o dioxido de carbono debaixo da terra para reduzir os seus efeitos devastadores é irrealista e que no fundo a industria de produção de energia que tem investido nessa opção sabe disso.

..,,..


Ele fala de forma clara e com analogias simples :


“Pensamos na Terra como um ser vivo – Agora imaginemos que temos um cavalo num estábulo a aquecer, em estado febril, com medo e assustado pela sua vida, acham mesmo que dizer “tem calma, não é tão mau como pensas” o acalmaria?"


“Temos de parar de tentar salvar o planeta, não somos capazes ou sequer temos inteligencia suficiente...o Planeta vai salvar-se a si próprio. Não morrerá nem nós morreremos, mas vão ser tempos extremamente dificeis”


Vivienne Westwood – A fashion designer vê Lovelock como um dos seus idolos e foi ela e a sua influência que permitiram que esta entrevista ocorresse no mainstream. Entrevista Retirada da revista – Dazzed and Confused.







mais info: http://www.jameslovelock.org/




Salvamarte.

Nenhum comentário: