terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Simon Cowell - A destruição da musica vs. I-generation





Quotes of the decade

"I'm interested only in making money. I mean, that's absolutely the only criterion I attach. That's it. ... That's the only thing we think about: Will it make money?" (Simon Cowell explains his philosophy).





Esta citação é vista como uma das mais emblemáticas da década e de certa forma, encompassa aquilo que definiu a industria da musica nos ultimos 10 anos, regurgitada pelo homem mais influente do ramo nos ultimos tempos.


Simon Cowell - Icone do Ex-factor, simbolo zénite da destruição da musica, antitese de arte, Rei da formatação e Diabo fascista didator que monta a cada gesto o pedestal da anti-criatividade.

A coisa mais bonita no entanto, é que por mais Simon Cowells e A&Rs dinheiristas que haja a internet e estes excitantes novos tempos, permitem que a melhor musica do mundo esteja disponivel a todos, a 10 min de um download, a um click do mouse, em discos duros e bancos de memoria virtual.

A crise financeira extinguiu o "middle man". O burocrata engravatado que promove a musica de plastico para enriquecer esta a cada passo que o tempo dá mais obsoleto, a reforma da grande editora é eminente. Elas andam aí todas a fazerem cinergias, a comprarem-se umas as outras mas a verdade é que tem os dias contados. Há de haver sempre musica de merda, há de sempre ter mais força popular mas os productos deles hão de ser produtos de 5 min. Os artistas indie hoje fazem carreira ao construir uma base de fãs de baixo para cima, porque não dependem da quantidade de dinheiro injectada na comunicação social e rotação MTV.

Por mais Artistas pré-fabricados que os Idolos, X-factors e programas fast-food criem não têm meios de bloquear o movimento independente ou Internet hegemónico nos dias de hoje.

Susan Boyle, cantora de casa de banho com história de cinderella retirou o titulo aos Artic Monkeys de debut(estreia) mais bem sucedida de sempre, o album teve um registo de vendas astronómico na primeira semana. A diferença é que os Artic Monkeys não nos foram impostos, não nos foram alimentados por um programa fast food de geração de dinheiro, cuja premissa não é premiar o talento, mas premiar aquele que mais potencial tem de vender! (não consigo entender como é que as pessoas aceitam ver e apoiar essa premissa e esses programas). Os Artic criaram buzz no myspace, lançaram o disco numa editora independente que vai pelo nome de Domino, não foram impingidos e publicitados em massa, foram escolhidos pelos amantes da musica, e encheram arenas com word-of-mouth e os lucros das vendas dos discos deles voltou para os seus bolsos e hoje fazem carreira na mesma editora que começaram, com a mesma estrutura. O sucesso da Susan Boyle vai-se traduzir em dinheiro que o Simon Cowell e a cadeia televisiva vão ganhar e em toda probabilidade vai morrer pobre com uma carreira de 5 min.

I-generation

Nem estou preocupado, não é pelo Simon Cowell ditar aquilo que passa na t.v. que a musica relevante deixe de fluir na net e magazines com a mesma força que a àgua corre pelos mares e o sangue percorre as nossas veias. Não é por ele querer destruir a musica que os Grizzly bear deixem de ter 12,000 espectadores nos seus espetáculos, sem promo pop ou reclames televisivos, não é pelas editoras de hiphop investirem milhões em lixo que a mixtape que o Joell Ortiz fez no autocarro do seu tour tenha deixado de me chegar aos ouvidos e que as magazines e bloggers deixem de o condecorar, apenas alguns exemplos entre centenas para provar que...

Há toda uma Igeneration que usa a internet de forma religiosa pra filtrar o lixo e a mentira, que contorna os filmes dos grandes estudios designados a distrair-nos com defecação explosiva e drama plastificado, que queima em fogueira os livros de "celebridades e jogadores de futebol" que enchem os tops das livrarias e rejeita essa musica pornográfica de 3 min. refrão x-factor.

Nós da I-generation puxamos e trocamos ficheiros nobres de filmes musica e livros independente que os Simon Cowells não querem que vejamos. Querem que sejamos burros e ignorantes, mas é tarde demais...a I-generation chegou, e é a coisa mais comunicativa e pedagógica de sempre. Download no meu dicionário é sinónimo de aculturação e educão.





Salvamarte.

Nenhum comentário: