terça-feira, 9 de março de 2010

Cantv - A cara da televisão socialista do sec 21!



Há tempos referi-me de forma dura a Hugo Chavez, induzido provavelmente a erro pelo corporativismo internacional. Fiz um estudo consequente e descobri uma serie de iniciativas muito interessantes que o Chavez pos em practica, para além do ensino e serviço de saúde gratuito que são viscerais em qualquer base socialista que se quer olhar no espelho condignamente.

A mais interessante, no meu ponto de vista foi a gestão da Cantv, que ao ser nacionalizada, conseguiu garantir a segurança de emprego que a sua versão privada não cumpriu, aliás mesmo com crescimento estável a a Cantv neo-liberal, decidiu enveredar por out-sourcing e reduções salariais, negligenciando os ultimatos de Chavez que em ultima análise decidiu nacionalizar a cadeia televisiva.

Sob tutela nacional a Cantv conseguiu-se estabelecer como o maior providenciador de internet e televisão sem as pressões lucrativas comuns do mercado livre o que permite desencadear coisas de valor informativo e cultural preciosissimo na educação das massas. Importa salientar que a retomada nacional da empresa privada no contexto socialista moderno não implica gestão do estado mas "empowerment" das comunidades locais, quero com isto dizer que a Cantv é gerida por empresas e investidas locais, de Venezuelano a Venezuelano, o que provocou um impacto impressionante na economia nacional. Também não implica que não há competição, o nemesis do medium Media vai pelo nome de Movistar, privada com bem mais recursos porque opera a nivel continental.

O sistema de nacionalização segundo o governo de Chavez tem a seguinte conjuntura:

criteria for a “socialist” public company
1.Public – not necessarily state-run, as it also refers to community-driven initiatives

2.Equitable – overcoming barriers to access, especially for poorer communities

3.Participative – active and informed participation by diverse groups, not just consultation

4.Efficiency – looking beyond financial efficiency to include factors such as good working
conditions, and a positive environmental record

5.Quality – including means of measuring quality beyond the traditional market-driven indicators

6.Accountability – not only to shareholders but mainly to citizens and workers
7.Fair and horizontal labour relations – key to effective public management, with emphasis on training and active involvement of workers

8.Sustainability – Financial, social, political and environmental

9.Solidarity – Very different to Corporate Social Responsibility. Building solidarity between economic and social sectors nationally and internationally, based on common commitment to social goals.

10.Transferability – Examining whether the experience of the company, as a whole or in part, is transferable to other parts of the country, region or world, including options for public-public partnerships (PUPs).

..,,..

A cantv é uma companhia rentável, sustentável e uma exemplificação majestosa que vai contra a tese neoliberal que o privado é que é bom, porque a premissa deste socialismo moderno, passa por oferecer o poder à comunidade em vez de estrangular com autoritarismo e centralização. O que faz da conclusão antagonica, contraditoria de uma forma linda e libertária, e sugere que a chave para o sucesso socialista no futuro passa pela célebre frase do transcendentalista Thoreau: "o governo que melhor governa, é o que governa" (mas vigia e delega poder).

http://www.cantv.net/


Principal fonte: Transnacional Institute (um grande site para quem quer informação e jornalismo de académicos e pessoas normais, uma alternativa bem mais segura e seria que o "jornal das 8"

http://www.tni.org/interview/venezuelas-cantv-what-should-21st-century-socialist”-telecommunications-company-look

Salvamarte

p.s. Os homens mais elevados são aqueles que sabem reconhecer os seus erros: DESCULPA Chavez! A comunidade rural, pobre e sem meios é aquela que mais beneficiou com todo este movimento.

excerto do artigo do transnacional Institute -

International commentators suggest that Chavez's popularity is falling. Was this your impression? What are the implications for the future of CANTV?

We always hear these forecasts from international commentators and it is difficult to say what will happen in the coming legislative election of 2010. However, if you spend time with grassroots communities where the revolution has empowered ordinary people, it doesn't seem like Chavez's support has fallen. I don't see any likely collapse of his vote in the near future.

Salvamarte

3 comentários:

ikono disse...

Brother, dou-te os meus parabéns pela nobreza de espírito de saber reconhecer um erro na precipitação e no sentido de justiça de "emendares" a borrada não apagando o post em que falas mal do hugo, mas fazendo outro em que admites que só estavas a ver um lado da história. Há muito mais coisas que o Chavez fez, algumas com muito espaço para argumentações quentes que podem se esticar para qualquer um dos extremos da corda. Sempre se pode meter em questão as verdadeiras intenções do homem, obedecendo ao axioma da eterna suspeição na relação do ser humano com o poder, mas já existem bwé de resultados (oficializados pela ONU por exemplo no que toca a taxa de alfabetização e ao indice de pobreza) que podem e devem ser analisados mais friamente.
Não te vou falar de tudo aqui, mas vou deixar-te alguns pointers e uns 3 links interessantes de sites, uns claramente ANTI-CHAVEZ, no entanto bastante objectivos no conteúdo da informação que veicularam, secundarizando um pouco as suas opiniões, outros simplesmente imparciais, criticando onde acham que está mal e fazendo a vénia onde acham que devem aplaudir.
Queria sobretudo dar-te o link onde mencionam algumas das alterações mais importantes a cosntituição SUFRAGADA (por duas vezes) e sobre a qual os media so souberam apontar para o facto de ele querer eliminar o limite de candidaturas.

http://humbertocapellari.wordpress.com/2007/11/24/o-livro-mais-maldito-desde-o-livro-da-capa-preta-e-vermelha-de-aco-de-sao-cipriano-a-nova-constituicao-venezuelana-proposta-por-hugo-chavez/

como ves...referem-se a ele como bruxo maldito.
repara no entanto nas reformas ao numero de horas laborais/semana; no sistema de segurança social que queria meter em vigor e que abrangia o mercado informal (art.87); sobre os latifúndios e sobre o referendo revocatório (que o chávez já uma vez enfrentou).

Mais este:
http://ambienteacreano.blogspot.com/2008/05/chavez-mudou-o-fuso-horrio-da-venezuela.html

de um senhor que assume a sua antipatia pelo hugo e no entanto consegue ter uma leitura cuidada sobre as intenções (que tentaram ridicularizar na imprensa convencional) reais da mudança de fuso horário na Venezuela.

E aqui tens um texto de uma pagina esquerdista que nao se imiscui de criticar o estadista, sem grandes alaridos e de uma forma bem OBJECTIVA!

http://www.paginavermelha.org/noticias/070730-hugo-chavez2.htm

Procura os dados da Onu sobre os resultados na educaçao e saude da venezuela e vais ver o milagre que foi operado ali. E mais... o Chavez teve dois gestos mto simbólicos e de TOMATES ao sair do FMI e do BANCO MUNDIAL (está a tentar juntar apoios para criar outro sistema financeiro Sul-Sul) e "falseando o jogo do mercado" trocando espécie (barris de petróleo) por serviços (médicos e professores cubanos que trabalham nos barrios).

Ainda tenho de ver os docs que me aconselhaste.
mais uma vez, parabens.

abraço brother

Salvaterra disse...

Blogs interessantes esses...

Falaram-me disto há pouco tempo - http://www.asa.pt/produtos/produto.php?id_produto=427010

O império da vergonha, acabei o primeiro capitulo agora, se ultrapassares as partes sociológicas, Zeigler esgrima touché em descrever a realidade da ordem mundial em que vivemos.

Quanto ao Chavez, quanto mais leio, sinto-o um homem profundamente autoritário com doses iguais de humanismo. Tem sido um percurso interessante o dele...

Chegou a primavera...vai-se ler mais, ver mais coisas...

Acabei de ver o Sin Nombre um drama indie que fala sobre a imigração mexicana para os States...do Fukunaka, um realizador interessante ao estilo do Alfonso Calderon (Y tu mama tambien)


Abraço

ikono disse...

ehehe ora espreita lá isto:

http://musicauhuru.blogspot.com/2008/07/jean-ziegler-o-imprio-da-vergonha.html

o book tb me inspirou bwé. Esse kota é mto aguerrido, ele trabalha nas UN e ainda assim critica o funcionamento da estrutura. O gajo tem outros books lixados a criticar o sistema bancário do país dele (Suiça).

Depois espreito esses docs. Se fores a Luanda em breve leva essas dikas todas para trocarmos uns files.
Paz