sábado, 17 de outubro de 2009

Modest Mouse


(2009, sony music)

Os Modest Mouse são uma banda de Indie rock criada em Seattle no épico ano de 1993. Têm inevitavelmente elementos grunge derivados do Boom rastilhado por Cobain, Vedder, Cornell e amigos da mesma cidade.

São a longo prazo bem mais experimentais que qualquer banda grunge, sem jamais terem tido o impacto lirico ou carisma vocal que se aconchegue aos lendarios Pearl Jam e Nirvana, que para alem de apadrinharem um estilo de rock, estão diluidos na historia como ícones de uma geração.
Digo diluidos porque nunca pediram ou clamaram tal papel, muito pelo contrario, idolatravam pessoas como o Bowie mas nunca na mesma medida que veneravam Neil Young que sempre se alienou das grandes editoras e circuitos pop, um dos maiores hippies da musica, viveu em nome da musica, fez os shows que quis quando quis, um verdadeiro héroi que faz musica com uma longevidade que poucos paralelam. Quando Cobain descobriu que ao invés de ser um Bob Dylan ou um Neil Young estava a ser pressionado a ser um Michael Jackson e Madonna, tirou a sua propria vida, deixando apenas uma carta com excertos liricos de...Neil Young.

O que Cobain talvez não tenha percebido é que Dylan e Young tambem tiveram essa pressão mas souberam lidar com ela, refutando todas as teses de profeta, cara geração, messias e todo o aparato que se envolveu em torno do seu génio criativo. Pena. Com a morte do Cobain, veio o boom internacional do grunge que durou apenas mais um anos na garganda de Vedder e os Pearl Jam.

Os Modest Mouse continuaram, sem nunca propriamente terem sido grunge, mas deve-se enfatizar que a diversidade que lhes é atribuida veio involuntariamente tendo sofrido contribuições vocais e instrumentais ora ocasionais ora permanentes de mais de 8 membros diferentes. Os seus criadores e membros de maior longevidade são Isaac Brock, vocalista, Eric Judy, baixo guitarra e percursão e Jeremiah Green, bateria e percursão.

Num espaço de 16 anos conseguiram-se estabelecer como uma das bandas de maior culto no cenario de musica independente da America. têm inclusive um album de platina - good news for people who love bad news (2004). Trocadilho interessante, pena que o album não me despertou o mesmo interesse, acho que nessa altura os Modest estavam a colher os frutos da popularidade de mais de uma década na estrada. Os trabalhos previos são bem mais interessantes, mas vendas nunca reflectiram qualidade musical, "só musica doente hoje, é popular" já dizia nietzchie no séc. 19.

"No one´s first and you´re next" é um belissimo Ep. E para o batalhão de pessoas que já ouvi falar de Modest e nunca chegou a ouvir um album é uma excelente introducão. Recheado de singles lado B, musicas novas e antigas, apresenta toda a diversidade do colectivo assim como acarreta valor actual e antologico.

Pontos altos: o fantastico King Rat, the whale song e autumn song.


King Rat


(video não oficial)



Salvamarte.

Um comentário:

Rodrigo Jacques disse...

Legal seu post, deem também uma olhada no nosso em http://nerdwiki.com/2014/01/09/modest-mouse/ Obrigado.