quinta-feira, 2 de abril de 2009

Animal Collective - Marriweather post pavilion (2009)


MERRIWEATHER POST PAVILION


A Domino(editora) nao entra em facilitismos. Esta editora bule como o Arsene Wenger no Arsenal, ou ate mesmo como a academia do Sporting em Alcochete. Eles nao querem saber se o estilo que trazes a mesa e pop, folk, hiphop, electronica ou fandango. Assim como a academia de alcochete anda á caça de jogadores de todas as posicoes. O critério é simples: Originalidade, talento, margem de progressão. De lá recentemente saiu aquele que ja e dos album do ano Bonnie prince Billy - beware(09), assim como em anos anteriores Artic Monkeys, Last Shadow Puppets Lightspeed Champion etc...
Os Animal collective, por mais incrivel que pareca ja vao no 9º album. Devido á singular textura musical que eles criam é complicado definir o género que fazem, eu diria que os primeiros albums são folk psicadelico/pop, mas admito que querer engaveta-los sob um qq rótulo, é mais que pretencioso. È injusto. A Uncut considerou Marriweather Post Pavilion pouco digno de um dos albums do ano, e que era apenas justo dizer que este é dos albums do século.
Palavras ousadas de uma revista que muitas vezes olha para trás, pouco vanguardista e quiça conservadora. Pessoalmente acho o album anterior "strawberry jam" (2007) um album mais homogéneo e revolucionário nas mesmas proporções, contudo, entendo que Marriweather seja uma continuação das pegadas criativas que a compota de 07 nos trouxe, e se não mais ambicioso, certamente mais épico. A folk dos Animal sente-se cada x menos, é seguro dizer que eles são menos Neil young hoje, e mais Hot Chip devido á fusão digital com instrumentos que os caracteriza. Os Animal Collective são freaks e orgulham-se disso. Não querem fazer um unico gesto que não seja artistico, e aquilo que eles entem ser artístico é ter uma singularidade, autênticidade, personalidade e individualismo sem ímpar. Eles não soam a nada que se possa comparar, e são de certa forma inimitáveis. Esse é o grande trunfo do colectivo, e nessa preocupação quase obsessiva com originalidade, encontraram magia, momentos de génio, transcendência, e uma culto de fãs para o resto da vida.

O doentio primeiro single: MY GIRLS:



De Strawberry Jam, deixo-vos com aquela que considero uma das musicas mais desarmantes que já ouvi: FIREWORKS!





Salvamarte

Nenhum comentário: