quinta-feira, 21 de maio de 2009

Confissões de um Sportinguista: Análise do Sporting




Análise da Época do Sporting:

potênciais Presidentes, figuras e estratégias


Dias ferreira é um emotivo com rasgos de desiquilibrio fanático. Eu via "O dia seguinte" e esse nigga para além de ser sempre parcial msm quando o sporting joga mal é bué débil enquanto analista de futebol. Não sinto isso. Aprecio o Dias Ferreira porque é um mano real-talk, veste o coração na algibeira e diz sempre o que pensa. Pena que a maioria dos pensamentos, tenham apenas isso, paixão, as x ele esquece-se da lógica mas é bem intencionado. Temos de dar props e acarinhar o mano por ter sempre os interesses do Sporting no topo das prioridades.

Acusavamos o Soares franco de ser um burguês, um corporativo, que só sabia pensar no futuro, no futuro, no futuro do Sporting. Frio, um homem dos negócios que tinha demasiada razão, a quem faltava uma certo carisma, talvez por essa falta de emotividade. O homem apresentou como bom Português um plano de poupanças e de contenção e um tal de "project finance" que muita gente comenta, mas pouca gente entende que enfatiza precisamente a contenção. Mais uma vez, o sporting de Soares Franco não esteve ao nivel e não foi pela contenção, acho muito bem que haja contenção, Portugal é um país pobre, temos de ser realistas e nesse contexto comedidos. O Sporting de Soares Franco falhou porque Franco não é um Líder, não esta talhado para ser presidente, é um economista, é um homem de numeros que consegue com toda a clareza explanar teorias e metodos económicos, mas sofre por outro lado, de um profundo humanismo futebolistico, não se sente isso no mano. Ele parece não ter chama ou não sabe como mostra-lo como um lider deve, atributos que Pinto da Costa e Luís Filipe Viera têm de sobra, e os adeptos sentem-no, são homens das massas que não se carregam a tempo inteiro como corporativos, como é o caso do Soares Franco. Acima de tudo, aqui é que está a punch-line, como típico homem dos numeros, não entende nada de recursos humanos, e vê como solução a desresponsabilização, ou seja, dar as chaves do balneário ao Paulo Bento. Completa e total hegemonia à pessoa menos dotada e equipada para o fazer. Passo a explicar: PAULO BENTO - foi um grande jogador, inteligente e pensativo, mas nasceu pra isso mesmo, ser jogador. É um péssimo comunicador, mau gestor das motivações dos jogadores, insiste num método de punição e sistema de jogo unidimensional sem ponderar alternativas, não respeita os adeptos ou a comunicação social porque não sabe ou não se dá ao trabalho de explicar os seus métodos e ideias (sente-se limitado porque tem dificuldade em fazê-lo então usa a arrogância como escudo clamando que não tem de se jusficar - O ferguson, Wenger e Benitez justificam-se mas o Bento acha que não deve isso à massa associativa). Para além de inexperiente, para além de não ter curriculo (aquilo que fez nos juniors não é justificação para ser treinador senior). Enfim, Bento é um amador. Bento é um homem que prefere trilhar por um caminho que sabe ser errado, só para provar que é consistente. Infelizmente consistência de táctica e consistência de método de castigo e punição não dão campeonatos ou proporcionam bom futebol ou "tranquilidade". No Futebol tal como na vida é preciso sabermo-nos adaptar para atingirmos os nossos objectivos, isso é elementar para a sobrevivência. Portanto,Paulo Bento é um homem...Obtuso.
Ao menos com o peseiro o Sporting era conhecido por jogar um futebol bonito, elegante, fluido. Com Bento o Sporting quebrou records: trivia - O paulo Bento bateu o record da liga dos campeões - O Sporting é a equipa que mais golos sofreu numa eliminatória, em toda a história da liga dos campeões. Desculpem o coloquialismo: fode-seeeeeeeeeee! . 12 a 1! lol. Soares Franco não pode estar a ser serio e a ver Paulo Bento como uma comodidade do ponto de vista humano, está a ver Bento como um número, um treinador barato que não vai custar muito a pagar ao fim do mês, mas que ao fim do ano lhe custou a presidência. Essa é a realidade do Sporting.


José Bettencourt - É o grande arquitecto dos bastidores. O homem responsável pela vinda dos nossos grandes jogadores, aqueles que nos deram titulos e que nos fizeram ter orgulho do nosso futebol de marca, aquele que Bento desconstruiu, Futebol tecnico, fluido e bonito. Bettencourt é também um homem ponderado, percebe muito de futebol o que o torna na minha perspectiva o homem ideal para liderar o Sporting.
Tem know-how, experiência, paixão futebolistica, visto como um herói pelos sportinguistas, é a combinação de soares franco com dias ferreira sem o ar de taberneiro que o Dias da Cunha conserva e sem a fala abstracta "o sistema, o sistema, booo". É a simbiose da razão com os niveis certos de emotividade. tenho pena que seja um dos defensores de Bento, toda gente sabe que enquanto tivermos Bento como treinador, jamais seremos campeões. O FC Porto tem um presidente lendário, estabilidade, estratégia, estrutura e sem ser Alex Ferguson, Jesualdo é no entanto um Professor, um belo treinador, sabe muito da bola, anda nessa vida há muitos anos, lembro-me da porrada tactica que deu ao Sporting de Bento quando ainda estava no Braga, quanto mais agora com este tipo de recursos. Enquanto Bento for treinador do Sporting, enquanto formos unidimensionais e medievais no staff do Sporting, jamais seremos campões. Esta mais uma vez é a realidade do Sporting.

Salvamarte / Charlie Bartlett

Um comentário:

Druco disse...

Eu sou doente pelo Porto e acho que focaste os principais aspectos que fazem dele todos os anos o mais forte candidato ao título: tem uma estrutura consolidada, um presidente com enorme carisma e totalmente idolatrado e a direcção técnica é competente. Juntando a isto a valia dos atletas, claro.

Acho que o Sporting não tem conseguido jogar bom futebol como o fazia como bem referiste com o Peseiro, mas este não ganhou nada no clube, se não me engano. Paulo Bento mesmo preferindo um tipo de futebol menos vistoso já conseguiu alguns troféus.

Mas foi péssima a eliminatória diante do Bayern. Algo inacreditável mesmo!

Ainda assim, nos últimos anos, acho que o Sporting tem sido o adversário mais difícil que o Porto enfrenta em Portugal.

Um abraço.