quarta-feira, 20 de maio de 2009

Hiphop Hall of Fame - Melhores MC´s de sempre


HIPHOP HALL OF FAME

Melhores Mc´s de sempre vol. 1

Por mais eclética que seja a minha paixão pela musica, o Hiphop vai ter sempre o toque de midas pra mim. É a minha fundação, a minha base e investigando os corredores da minha memória, há poucas coisas que tenha estudado tanto ou pelas quais preserve tanta afeição.

Eu amo hiphop, em particular RAP. E é sobre RAP que as entradas "Melhores MC´s de sempre" se vão tratar. Rap no sentido clássico é Ritmo(flow), arte e poesia e é essa noção que vamos respeitar nestas entradas.
Fazer rap é como tudo, qualquer pessoa pode cantar, dançar, jogar futebol, foder, fazer esgrima e sapatear, atingir o cúmulo nessas actividades é que é a derradeira magia. Atingir o zénite, o olimpo é para uma minoria apenas.

Hoje na era globalizada, raramente se vê fans de rap, todos são bloggers e criticos, quando ouvem rap a 3 anos e ouviram 15 albums. Assim como há a trivialização de análise também se deu a banalização do rap. Há milhares, todos querem o pote como o tio Patinhas mas só alguns são dignos do ouro. Eu comecei a ouvir Rap em 93, tinha 10 anos na altura e sem fundamentalismos vou escrever sobre os melhores rappers de sempre, tanto Americanos como da Lusofonia.

Em conclusão, importa salientar que estas entradas não são para avaliar albums, ou beats, é sobre uma causa muito maior, é a causa da comunicação, das palavras, do texto, do liricismo, das punchlines, do flow e de como estes MC´s especialissimos usaram essas tecnicas nos beats, porque essas tecnicas é que fazem o Hiphop ser Hiphop. Não são os beats, porque esses são apenas musica e musica nós podemos encontra-la em todos outros géneros. Digo isso sem desrespeito aos Djs, musicos e artistas que são elementos crucias do Hiphop, mas não podemos esperar que o baixista do dos beatles tivesse o mesmo impacto e relevo que o lennon e o mccartney assim como não podemos esperar que o massagista do messi tenha a mesma importância que o seu skill.

Viva o rap!

Salvamarte


léxico: HIP-HOP - MCS - RAP - HALL OF FAME - LENDAS


futuras entradas: EMINEM & ROYCE DA 5´9 / CROOKED I/ RAS KASS

Salvamarte

Nenhum comentário: